
Visando o processo ensino-aprendizagem, uma ferramenta são
os objetos de aprendizagem ligados a tecnologia tão desejada pelos jovens nos
dias de hoje.
Encontramos um número grande desses objetos em nossas redes,
escolhi analisar, o BIOE (Banco Internacional de
Objetos de Aprendizagem).
Realizei uma busca no meu campo de atuação, ensino médio
(com 10129 itens) e mais especificamente a área da matemática (com 1808 itens)
e localizei diversos materiais: animações e simulações, áudios, experimentos práticos,
hipertextos, imagens, mapas, softwares educacionais e vídeos.
Os materiais encontrados são muito bons e enriquecem as
aulas deixando o aluno com vontade de aprender cada vez mais, pois acrescenta-se
informações relacionadas aos conteúdos já trabalhados, porém para trabalhar com
esse objeto de aprendizagem é preciso conhecimento em informática e na área de
pesquisa, como no caso, a matemática.
Cabe ao professor organizar aulas com esses objetos de
aprendizagem relacionando o dia-a-dia dos alunos e o desenvolvido em aulas e aos
supervisores cabe a divulgação para os seus professores dos mesmos.
Cabe ressaltar que os objetos de aprendizagem precisam de
uma maior divulgação, pois só assim tornam-se conhecidos dos docentes, para que
os mesmos possam estudá-los e posteriormente trabalhá-los com os alunos.
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