segunda-feira, 13 de maio de 2013



Visando o processo ensino-aprendizagem, uma ferramenta são os objetos de aprendizagem ligados a tecnologia tão desejada pelos jovens nos dias de hoje.
Encontramos um número grande desses objetos em nossas redes, escolhi analisar, o BIOE (Banco Internacional de Objetos de Aprendizagem).
Realizei uma busca no meu campo de atuação, ensino médio (com 10129 itens) e mais especificamente a área da matemática (com 1808 itens) e localizei diversos materiais: animações e simulações, áudios, experimentos práticos, hipertextos, imagens, mapas, softwares educacionais e vídeos.
Os materiais encontrados são muito bons e enriquecem as aulas deixando o aluno com vontade de aprender cada vez mais, pois acrescenta-se informações relacionadas aos conteúdos já trabalhados, porém para trabalhar com esse objeto de aprendizagem é preciso conhecimento em informática e na área de pesquisa, como no caso, a matemática.
Cabe ao professor organizar aulas com esses objetos de aprendizagem relacionando o dia-a-dia dos alunos e o desenvolvido em aulas e aos supervisores cabe a divulgação para os seus professores dos mesmos.
Cabe ressaltar que os objetos de aprendizagem precisam de uma maior divulgação, pois só assim tornam-se conhecidos dos docentes, para que os mesmos possam estudá-los e posteriormente trabalhá-los com os alunos.

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